06/05/1982-22/05/2020
O futebolista sérvio Miljan Mrdakovic, antigo jogador do Vitória de Guimarães na época 2007/08, morreu aos 38 anos. O corpo foi encontrado na sua casa em Belgrado, capital da Sérvia.
Miljan Mrdakovic, ex-futebolista do Vitória de Guimarães, encontrado morto aos 38 anos – Diário de Notícias 23/05/2020
Não há qualquer referência a suicídio, nem no título, nem no corpo do texto (+). A notícia indica apenas que “o ex-ponta de lança foi encontrado morto no seu apartamento em Belgrado”, sem apresentar a causa da morte (+). Trata-se de uma notícia da agência Lusa que foi também publicada em outros sites, nomeadamente, Público, Correio da Manhã, Record, TSF, SIC Notícias.
Ex-jogador do Vitória de Guimarães suicida-se – Tribuna Expresso 23/05/2020
A indicação de que foi um suicídio surge logo no título (-) e o método é referido no corpo da notícia: “ex-avançado sérvio que representou o Vitória de Guimarães em 2008, suicidou-se na sexta-feira, em Belgrado, na sua casa, com uma arma de fogo” (-). Não são apresentadas razões simplistas para a morte do futebolista: “as razões do seu suicídio não são conhecidas” (+). São indicados contactos de uma linha de apoio no final da notícia (+).
Antigo avançado do Vitória põe termo à vida aos 38 anos – O Minho 23/05/2020
É apresentada a causa da morte, por suicídio, logo no título (-) e referido o método no corpo do texto: “o antigo internacional jugoslavo e sérvio foi encontrado com um tiro na cabeça pelos serviços de emergência” (-). No final da notícia são apresentados os contactos de uma linha de apoio (+).
Miljan Mrdakovic, ex-Vitória de Guimarães, terá cometido suicídio – SAPO 24/05/2020
É usada a expressão ‘cometer suicídio’ no título (-) e o método é apresentado depois: “Miljan Mrdakovic tirou a própria vida com recurso a uma arma, em Belgrado, no apartamento que dividia com a namorada” (-). Não são indicados contactos de apoio (-).
I Cannot Take It Anymore – Former Footballer Commits Suicide – The Guardian Nigeria 26/05/2020 (Não aguento mais – Ex-jogador de futebol comete suicídio)
É utilizada a expressão ‘cometer suicídio’ (-) no título e é referido o método no segundo parágrafo da notícia (-), com a indicação de que o ex-futebolista lutava contra a depressão e a ansiedade (+). É também referido que Miljan Mrdakovic bebia muito, outro fator de risco para o suicídio (+). Não são apresentados contactos de apoio (-).
Serbian player Miljan Mrdakovic ended his life aged 38 ‘after battle with depression and anxiety’ – Mail Online (Daily Mail site) 25/05/2020 (Jogador sérvio Miljan Mrdakovic pôs fim à vida aos 38 anos ‘depois de lutar contra a depressão e ansiedade’)
O Daily Mail, jornal britânico considerado tablóide, refere no título que o ex-jogador morreu por suicídio (-), “depois de lutar contra a depressão e ansiedade”, que são fatores de risco para o suicídio (+). É indicado o método no primeiro parágrafo: um tiro na cabeça (-). Também é referido que o ex-jogador “gostava de beber”, sendo o abuso de substâncias como o álcool outro fator de risco (+). Não são indicados contactos de apoio (-).