20/04/1971 – 20/06/2020
Pedro Lima, ator português, morreu em 20 de junho de 2020. A sua morte foi amplamente noticiada nos media portugueses.
Ator Pedro Lima suicida-se com golpe na carótida por receio de ser despedido e ter que entrar em insolvência – CASCAIS24 20/06/2020
O método do suicídio é referido com detalhe no título e no corpo da notícia (-), são apresentadas causas simplistas para a morte do ator e não são indicados contactos de apoio (-). Não há fotografias do local do suicídio, apenas do ator em vida (+).
Pedro Lima encontrado morto no Abano – CASCAIS24 20/06/2020
Não há referência a suicídio, não é referida a causa da morte (+): “não são ainda conhecidas as circunstâncias em que o ator encontrou a morte”.
Ator Pedro Lima encontrado morto em praia de Cascais – Correio da Manhã 20/06/2020
Não é revelada a causa da morte e é referido que o ator “enviou mensagens a dois amigos a despedir-se”, sem indicar o seu teor (+).
Já é conhecida a causa da morte do ator Pedro Lima – Correio da Manhã 23/06/2020
São apresentados detalhes sobre as circunstâncias da morte (-). O segundo parágrafo da notícia indica que “o ator apresentava vários golpes na carótida (pescoço) e no abdómen. Terá desmaiado e caído ao mar.” Não são indicados contactos de apoio e são citadas mensagens de despedida (-). É referido no último parágrafo o “histórico depressivo” do ator (+).
Marcelo lamenta morte de Pedro Lima, “o actor de quem todos gostávamos” – Público 20/06/2020
É referida uma “carta deixada” pelo ator e “duas mensagens de despedida” que não são citadas (+). Num dos últimos parágrafos da notícia é indicado que “segundo fonte da Autoridade Marítima Nacional tudo aponta para que o actor se tenha suicidado” (-), sem revelar o método (+). São indicadas “Linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal” no final da notícia (+).
Como deve agir a comunicação social em caso de suicídio? – Público 05/07/2020
Artigo que aborda a cobertura noticiosa do suicídio, a propósito da morte de Pedro Lima. São apresentados “Linhas de Apoio e de Prevenção do Suicídio em Portugal” (+).
O mundo da televisão está em choque. As reações à morte de Pedro Lima – Jornal i 20/06/2020
Não é referida a causa da morte (+). O segundo parágrafo indica que as circunstâncias da morte de Pedro Lima são ainda desconhecidas e a Polícia Judiciária está a investigar o caso, “em que todas as hipóteses estão a ser analisadas”.
Pedro Lima. Um ato individual ou um problema social? – Jornal i 22/06/2020
É indicado no quarto parágrafo que “a hipótese de suicídio parece ganhar terreno sobre todas as outras, devido a lacerações que terão sido autoinfligidas” (-). A notícia cita amplamente um psicólogo e são apresentadas linhas de apoio no final (+).